Clínica Odonto SIA Premium | Periodontia
Nossa clínica odontológica reúne, em um só lugar, diversas especialidades odontológicas. Atendimento Especializado para você e sua família. Marque sua Consulta Conosco.
dentista para crianças, limpeza dentária, clínica de ortodontia, clínica odontológica, dentista de estética, implantes de dentes, clareamento dental, cirurgião dentista, restauração de dente
452
page-template-default,page,page-id-452,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-16.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-475,elementor-page elementor-page-452
 

Periodontia

O QUE É PERIODONTIA?

A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. A palavra periodontia significa “perio” = em volta de e “dontia” = dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar.

A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e de maus hábitos alimentares a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.

O ligamento periodontal é composto por fibras colágenas que ligam os dentes ao osso alveolar. É formado pelas fibras de Sharpey. Comunica-se através de canais vasculares com os espaços medulares do osso alveolar próprio.

O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente. Não possui vasos sanguíneos, linfáticos, inervação e não é remodelado, mas permanece em contínua deposição.

O osso alveolar é formado com parte da mandíbula e maxilar que são suporte dos dentes. Sua principal função é distribuir e reabsorver as forças geradas pela mastigação e outros contatos dentais.

O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?

Consiste em uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecidos ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária.

COMO TRATAR DA DOENÇA PERIODONTAL?

O tratamento da doença, no seu estágio inicial, consiste em raspagem sub-gengival da raiz do dente, pelo cirurgião dentista, removendo o principal causador, que é a placa bacteriana aderida ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há a necessidade de cirurgias, e, às vezes, antibioticoterapias

Faça seu Orçamento

    Nosso atendimento é de segunda a sexta,
    das 09h às 19h – Sábado, 09h às 14h.
    Se preferir ligue: (61) 3234-9661